domingo, 21 de abril de 2013

Post #1 Crônicas de um leitor...

Crônicas de um leitor... que criou um blog

Olá, pessoal. Meu nome é Rafael Augusto. Eu tenho 16 anos e curso o Ensino Médio em uma escola federal na zona norte da minha cidade, Rio de Janeiro. Na minha vida eu tenho 3 grandes amores impessoais: minha cidade, meu país, e livros.

Desde pequeno eu gostava de livros, eu tenho até hoje meus gibis do Scooby-doo e da Turma da Mônica, de vez em quando eu os pego e me dá uma saudade daquele tempo em que eu passava horas fazendo "caixas especiais" para guardá-los. Sim! Meu preciosos gibis não poderiam ficar em uma simples gaveta ou no armário, eu fazia caixa para eles que eram verdadeiros  labirintos, com diversos compartimentos horizontais. Na época eu nem pensava no assunto, mas hoje eu vejo que o fato de querer construir caixas horizontais cada vez maiores e com mais "paredes" para o labirinto era o que realmente me estimulavam a comprar mais  e mais gibis, e como eu sempre fui mão de vaca se eu gastei meu rico dinheirinho para comprá-los eu tinha que lê-los oras, se não.

Contudo, o intuito de comprar gibis começou a passar de coisas para  ocupar minhas caixas e começou a se tornar prazer, demorou, eu admito. E aos poucos também, os gibis começaram a serem substituídos por livros e quadrinhos um pouco maiores, e logo depois eu fui abandonando meus gibis e o habito de fazer "caixas especiais" e me dedicando cada vez mais a livros. Mesmo naquela época, eu tinha plena noção que eu lia livros porque eu gostava deles, isso também acontecia com os meus quadrinhos, mas eu também tinha uma intenção secundária que seria de aumentar o tamanho das minhas caixas. Acho que eu nunca me entreguei abertamente a esse tipo de leitura como muitas crianças fazem exatamente por isso, mas a minha relação com os livros foi diferente.

Durante alguns anos depois, eu conheci alguns livros realmente muito bons - puts! agora de cabeça eu me lembro da séria dos Karas de Pedro Bandeira, Os 13 porquês de Jay Asher, e muitos outros -  e fui, aos poucos, lendo cada vez mais, até que cheguei ao 8º ano.
O oitavo ano, pelo menos para mim, foi um ano de muitas transformações. Nesse ano, meus pais me inscreveram em milhões de cursos, eu tinha que estudar para passar em algum colégio federal dali a um ano, meus amigos me chamavam cada vez mais para sair, e aos poucos eu fui deixando de lado os livros. Durante dois anos, eu só lia os livros paradidáticos da minha escola, sim, isso foi vergonhoso. Eu sempre dava a desculpa para mim mesmo de que eu não tinha tempo para ler, mas no fundo, no fundo eu sabia que era preguiça.

Eu tinha que tomar uma decisão para com isso, então no começo do ano passado eu decidi que eu ia voltar a ler. Mas não deu certo, ano passado eu só li 5 livros. A promessa ficou para 2013 e cá estou. Esse ano, eu estou sendo muito mais bem sucedido do que no ano passado, até agora eu li 11 livros, mas acho que eu não conseguiria se não fosse uma amiga minha chamada Natalia.

Em dezembro do ano passado, ela me falou de um livro do Stephen King chamado Sob a Redoma que era muito bom e que eu precisava ler. Tudo bem, eu fui tentar ler o livro e quase fui internado na emergência por causa disso. Uma por causa do tamanho do livro - 960 páginas não é fácil para quem estava começando a voltar a ler -, e outra pelo preço, na época eu paguei 69 reis na livraria cultura pelo livro, mas eu jurei a mim mesmo que valeria a pena. E valeu. O livro era ótimo e me fez ficar impressionado comigo mesmo porque eu consegui terminá-lo em 19 dias. Esse foi o meu ponta pé inicial, depois dele eu resolvi ler cada vez mais livros, o quanto eu pudesse, esse ano eu quero terminar um livro e começar um outro, ficar sem ler um livro o mínimo de dias possíveis, por enquanto estou conseguindo.
Agora, cá estou, escrevendo em um blog. Na minha época de gibis, eu também tive um blog, sobre notícias do Rio de Janeiro, mas aquele garoto que escrevia sobre notícias copiadas de sites de grandes empresas não tinha a mínima noção de que um dia ele iria se jogar nos livros ao ponto de criar um blog literário. Acho que ele estaria orgulhoso.

Bom, esse é um trechinho da minha história com os livros e espero construir muitos outros com vocês daqui para frente! ; D

2 comentários:

  1. Oi, Rafa!

    A que ponto chegamos, hein? O garoto que até ano passado duvidava que eu conseguiria viciá-lo no maravilhoso mundo da leitura, hoje está escrevendo um blog literário.

    Sabe, a leitura, além de ter feito um bem maravilhoso à sua escrita, foi responsável pela nossa reaproximação e por estarmos cada dia mais amigos. Não foi de todo o mal dedicar uma parte do seu tempo a esse vício, afinal de contas, né?

    Seja mais do que bem vindo à blogosfera literária, estarei ao seu lado em mais esse vício!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Muito obrigado Nat.

    Bejos,

    Rafael Augusto.

    ResponderExcluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...