sábado, 27 de julho de 2013

[Resenha] As Terras Devastadas

Autor:  Stephen King

Editora: Suma de Letras

N° de páginas: 526

Gênero: Ficção Americana - 1991 (última edição 2005) 

Preço:  R$44,98*

Leitura: Rápida Média - Demorada 


* Preço da promoção do submarino que não existe mais. 
Resenha do livro um aqui. Resenha do livro dois aqui. 
Sinopse: Com este novo título da saga épica "A Torre Negra", entramos mais uma vez no reino de uma das imaginações mais poderosas de nossa época: a do escritor norte-americano Stephen King. Neste romance emocionante, Roland, o último Pistoleiro, se aproxima ainda mais da Torre Negra de seus sonhos e pesadelos - atravessando um deserto amaldiçoado em um mundo macabro que é uma imagem distorcida do nosso próprio mundo. Junto com Roland estão dois daqueles que ele levou consigo para esse universo: o ex-viciado nova-iorquino Eddie Dean e Susannah, nova identidade da mulher que combina em um mesmo corpo duas personalidades distintas. À sua frente estão as extraordinárias revelações sobre quem ele é e o que o motiva em sua busca. E contra ele se perfila uma legião cada vez mais numerosa de inimigos, humanos ou não.À medida que o ritmo da ação e aventura, da descoberta e do perigo se acelera cada vez mais, o leitor é irremediavelmente absorvido por um drama espetacular ao mesmo tempo assustador como um pesadelo... e estranhamente familiar. Inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien, no poema épico do século XIX "Childe Roland à Torre Negra Chegou", e repleta de referências à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste, a Coleção A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea.
É pessoal! Aqui estamos com uma resenha de mais um livro da saga de Roland em sua busca à Torre Negra. Nesse post, eu não vou falar da diagramação do livro, pois eu já falei antes, mas eu também não vou poder falar muito da história. Esta por sua vez é completamente surpreendente e cheia de revelações então eu não sei até que ponto eu posso falar dela sem dar spoiler. Se vocês perceberem, até a própria sinopse é meio vaga. Assim, eu vou falar bem mais do estilo de escrita que o autor utilizou para compor esse volume de sua obra do que da história em si. Mas antes, é sempre bom voltar um pouco com o nosso relato para o finalzinho do segundo livro da série para dar um ar de continuidade. Caso você não tenha lido este livro e não gosta de spoiler, não clique no botão abaixo.



As Terras Devastadas é dividida em dois "livros". Livro um: Jake - Medo num punhado de pó; e Livro dois: Lud - Um monte de imagens quebradas. O livro um começa quando Roland, Eddie e Suzannah saem da praia e continuam seus caminhos por uma floresta. Na mesma, eles descobrem um segredo que até mesmo Roland achava ser uma lenda, mas que agora se comprovava. E é claro, esse segredo é a chave para o caminho para A Torre Negra.

Nesse primeiro livro, eu encontrei a primeira partezinha de terro dessa história. Quer dizer, alguns vão dizer que não é bem terror, mas me deixou com bastante medo ahahaha. Bem, eu acho que eu teria mergulhado mais profundo nessa parte se eu a lesse de uma vez só, o que não aconteceu. Ela é bem grande, então eu li em dois dias, o que quebrou um pouco do ambiente criado pelo autor. Embora o medo, está entre as melhores páginas do livro!

O desenrolar da história, infelizmente, como eu já tinha dito, eu não posso contar. Nesse volumo, Roland e seus novos companheiros, irão encontrar muitos monstros e pessoas que farão de tudo para dificultar a caminhada do grupo. Nesse livro, o leitor encontrar algumas respostas acerca da série, mas poucas, não todas.

Talvez não seja todo mundo que pudesse pensar assim. Contudo, durante a leitura da segunda parte do livro, para mim, Lud seria como a maioria das pessoas do final da década de 1980 pensavam que seriam as cidades no futuro. É claro que no sentido tecnológico, com sofisticadas máquinas governando toda a cidade.

Ao longo da narrativa, o autor usou de diversas adivinhações para compor a história. Tornando-a mais leve e até divertida. A minha preferida é essa:
"O que é o que é, 
que corre mas não anda, 
tem boca mas não fala,
tem um leito mas não dorme,
tem cabeça mas não chora?"


Uma coisa que me intrigou durante o livro todo foi essa capa. Eu olhava para ela e pensava "nossa, essa capa é feia e ainda por cima não tem nada a ver com o livro". Aí, no último capítulo, quando eu estava pensando em como eu faria essa resenha, eu fiquei olhando para ela durante um bom tempo e finalmente me ocorreu o que ela significava! Eu achei impressionante a associação da mesma com a história, mas continuo achando essa capa feia. rsrs'.

Bom, falemos um pouquinho da escrita do autor, Stephen King. Quando eu li o meu primeiro livro dele, Sob a Redoma, eu tive um contato com uma forma desafiadora de narração que colocava os personagens em uma situação de ameça que deixava o leitor super apreensivo rendendo comentários durante a leitura do tipo: "Não acredito que ele fez isso!Não! Eu devo ter lido errado! Minha nossa ele fez mesmo isso!". Eu senti muita falta desse tipo de acontecimento durante os dois primeiros livros da série. Mas nesse as coisas foram diferente. A forma com que King constrói essas situações é perfeita! Outra coisa que me fez gostar muito desse livro foi a forma que o autor ligou os personagens e os acontecimento no mundo de Roland com o mundo de Jake, o que o próprio Pistoleiro chama de Ka-tet (que seria uma interligação de destinos). 

Eu gostei muito desse livro, mesmo. O livro é surpreendente e cheio de fatos que fazem com que o leitor  não acredite no que está acontecendo de tão surreal ou surpreendentes, ou ainda fatos que coloquem os personagens em situação desafiadora, como já havia dito, deixando-nos com uma vontade voraz de terminar aquela parte para saber o que acontece. Esse volume me agradou em tudo, acho que eu posso dizer que agora finalmente a série me ganhou e estou finalmente curioso para saber o que acontece nos outros livros, uma vez que neste King libera algumas informações acerca da história, mas não todas, deixando-nos muito curiosos.  



13 comentários:

  1. Eu MORRO de vontade de ler algo do King. Só consegui ter um livro dele há umas duas semanas, FINALMENTE! Vou poder tirar a prova para saber se ele é tão bom assim. Já vi todos os filmes que foram adaptados dos livros deles (fantásticos, aliás) e eu não espero menos dos livros.
    Eu também DETESTO essas capas dos livros dele, a única que salva é a de Sob a Redoma e as novas edições que saíram agora! hahaha

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laura!
      Olha, eu li poucos livros dele, mas os que eu já li são ótimos, exceto O Pistoleiro que não me agradou muito. Eu nunca vi nenhum filme de livros dele, só Under the Dome - a série - que eu estou detestando rs'.
      Eu também não gosto da maioria das capas. O do sob a redoma é realmente linda, a 2ª edição estadunidense é ainda mais linda!Aliás, esse livro é muito bom, super recomendo!

      Beijos.

      Excluir
  2. Nunca li nada do King mas os livros deles parecem que me chamam toda vez que vou a livraria.
    Resenha legal, viu?!
    Abração
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, super recomendo os livros dele! Se tiver uma oportunidade leia.

      Muito obrigado. Abraços.

      Excluir
  3. Tenho super vontade de ler algo do Stephen King, mas tenho um pouco de receio por não ser um dos estilos que eu mais gosto. Mas é pra isso que serve as histórias para serem apreciadas independente das suas preferências. E essa sua resenha me fez mais ainda ter vontade de ler algo dele.

    www.garotasliterais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu sei como é, muita gente também já me falou. Mas SK escreve tão bem cara que te envolve completamente, mesmo sendo terror. Mas para falar a verdade eu já li 4 livros dele, esse foi o primeiro que tinha terror. ahaha
      Se você tiver a oportunidade leia sim, são muito bons.

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá Rafa!

    Finalmente minha coleção da Torre Negra chegou, a edição econômica mesmo, mas fazer que. Irei ler o mais rápido possível o 1° e o 2°.

    Muito boa a resenha, li ontem, Carrie, do King e adorei.

    Beijos,
    Books & Tea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ahhh que bom!!
      É, quando a Suma lançou O Vento pela Fechadura eu vi a edição original e vi que realmente era econômica. Me deu uma dor no coração porque a edição "não-econômica" é tão linda :'( ahahha;

      Eu achei o primeiro livro um pouco chato, mas o segundo é melhorsinho, o 3º é excelente! hahaha
      Muito obrigado, eu nunca li, mas já ouvi falar, eu comprei há pouco The Shining, mas ainda não tive tempo de ler.

      Beijos.

      Excluir
  5. Nunca li nada do Sthepen King, mas vontade é que não falta
    principalmente vendo resenhas tão positivas como a sua, mas o que
    não me deixar ler é o preço absurdo dos livros dele, credo.

    abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      É os livros dele são muito caros, isso é muito ruim, mas valem a pena. Se você tiver uma oportunidade, leia sim!

      Abraços.

      Excluir
  6. Estou lendo Saco de Ossos do mestre e sinto que ficarei viciada na escrita dele ^^ O cara é meso um gênio. Adorei a resenha. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu sei qual é! ahahah Mas nunca li. Muito obrigado, com certeza você vai ficar! Ele escreve muito bem!!

      Beijos.

      Excluir
  7. Rafael, eu tô pra te perguntar isso faz tempo. como vc fez esse botão de spoiler?

    ResponderExcluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...