terça-feira, 30 de julho de 2013

[Resenha de Abandono de Incapaz] O Processo

Autor:  Franz Kafka

Editora: Companhia de Bolso 

N° de páginas: 270 - Abandonei na página 140

Gênero: Literatuta Alemã - 1925 (Edição de 2005)


Preço:  R$20,70 no site da Saraiva

Leitura: Rápida Média - Demorada 



Sinopse: O Processo (1925), publicado postumamente, conta a história do bancário Joseph K., que, por razões que nunca chega a descobrir, é preso, julgado e condenado por um misterioso tribunal. Nesse romance, a ambigüidade onírica do peculiar universo kafkiano e as situações do absurdo existencial chegam a limites suspeitados. A Ação desenvolve-se num clima de sonhos e pesadelos misturados a fotos corriqueiros, que compõem uma trama em que a irrealidade beira a loucura.
Hoje eu vou começar um novo tipo de resenha que eu pretendo repeti-la muito pouco por aqui. Pelo título vocês já devem está adivinhando qual é a intenção desse post. Explicar o porquê eu abandonei esse livro, ora se outro. A partir de agora, sempre que isso acontecer farei um resenha um pouco diferente do habitual e com um nome que expresse o que eu senti durante a leitura do livro.

Mas Rafael, por que "Abandono de Incapaz"? Segundo o Código Penal Brasileiro, isso é "Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono."  Podemos dizer que foi quase isso que eu fiz - só pelo amor de Deus, substitua "pessoa" por "livro". Vou me explicar melhor durante o texto e vocês vão entender. 

Eu conheci esse livro ano passado na aula de literatura. Minha professora tinha garantido que o livro era muito bom e que a gente tinha que ler! Lá fui eu comprar o livro naquele ano mesmo. Mas acabei abandonando pelos mesmos motivos que abandonei agora. Há pouco, a mesma professora falou desse livro novamente em aula. Aí eu resolvi dar uma segunda chance a ele, mas não deu tão certo assim. 

Falar sobre diagramação em livro clássico é uma coisa complicada porque existem várias edições. Mas eu vou falar dessa em especial. O livro é bem parecido com todos os livro de bolso que eu conheço. A capa e contra-capa em papel cartão faz com que elas fiquem um pouco abertas durante um tempo de leitura. Obviamente não tem orelhas. Eu gostei da diagramação interna, a fonte e o seu tamanho são bons. Uma coisa que eu não gostei é que alguns capítulos são grandes demais e não tem nenhum tipo de intervalo dentro deles, fazendo com quem não tem tempo de acabá-los de uma vez só tenha que parar no meio deles. Eu não gosto muito de fazer isso porque eu sempre me perco. rs'. 

O livro começa com Josef K. sendo acordado com a visita de um grupo de agentes - grupo porque primeiro apareceram dois, depois apareceu o "supervisor" e depois mais outros dois. Esses agentes tinham o intuito de vigiá-lo, uma vez que este estava sendo processado. Mas, oras, processado pelo quê? K. sempre foi uma pessoa que nunca fizera mal a ninguém, ele não entendia como poderia está passando por tal situação. E para piorar, os tribunais que o jugam trabalham no mais auto sigilo, então somente as pessoas que tinham os maiores cargos poderiam saber do que se tratava esse processo. 

A obra retrata a angustia de K. por está passando por uma situação que poderia ser considerada de risco para a vida pessoal e profissional dele. Assim, ele tenta de todas as maneiras encontrar respostas para o seu encalço. 

A escrita do autor é magnífica! Teve duas cenas que ela me surpreendeu muito.  Nessas partes, o protagonista está em situações sufocantes e a forma com que o autor as colocou e as descreveu faz com que o leitor se sinta da mesma forma. Eu achei isso incrível! Foi a primeira vez que eu passei mal junto com um personagem porque o autor descreveu o ambiente dele tão bem que me fez passar mal só de imaginar. 

Vocês devem está se pensando: "esse cara é louco, ele só falou bem desse livro, por quê céus ele o abandonou?" Então,eu realmente gosto desse livro, ele é muito bom. Mas o abandonei pelo mesmo motivo que eu o fiz ano passado. Tinha partes em que o narrador precisava explicar certos pormenores ou até fotos principais da história que eram muito cansativos, dessa vez eu até resisti à parte que larguei ano passado. Até que chegou outro bem maior! ahah. Outro fator que influenciou também foi aquele que já disse ali na diagramação. Aquele dos capítulos. Eu sempre me perdia, quando eu conseguia encontrar a parte que eu tinha parado eu ficava divagando na história e não sabia nada que acontecia.

Eu até tentei ler outro livro junto, As Terras Devastadas,  para ver se desafogava um pouco o tédio pelas partes mais chatas. Mas acabou sendo uma tentativa frustada. Nunca li dois livro ao mesmo tempo então eu não consegui me organizar para ler um tempo cada e como o outro livro era muito bom, eu queria acabá-lo o mais rápido possível para saber o que acontecia no final. 

Bom, talvez algum dia eu volte a ler esse livro. A história é até interessante e me deixou um pouco curioso, mas vencer essas tais partes não é fácil para mim e olha que eu não gosto de largar o que eu começo a fazer. 


8 comentários:

  1. Realmente não sei. Gostei da forma com que escreveu essa resenha. Explicou muita coisa sobre o seu sentimento em relação ao livro. Acho que leria sim. Mas como não é uma prioridade, provavelmente, irá demorar.

    Abraços,
    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Igor.
      Obrigado, ele é bom, só que tem partes muito arrastadas, aí eu desisti. ahah

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Rafa!

    Gostei da forma que você escreveu a resenha. Li o Processo, ano retrasado e demorei MUITO, muito mesmo para terminá-lo, e não estava lendo outro ao mesmo tempo. A narrativa que é bem devagar, e torna o livro extenso, o meu, foi da edição da L&PM, as folhas e as letras eram bem mais pequenas, e isso me fez demorar ainda mais.

    Não é um livro que releria tão facilmente, quem sabe daqui a um bom tempo. Do Kafka, o que eu mais gosto, é A Metamorfose, esse sim, eu li rápido, e leria novamente!

    Beijos,
    Books & Tea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!
      Sou seu fã! hahahahah Brincadeira, eu pensei em resisti porque eu tava querendo muito saber o que acontecia no final, mas depois eu desisti. ahah.

      Eu tenho uma amiga que também falou que esse era muito bom mesmo, a mesma professora também falou dele.

      Beijos.

      Excluir
  3. no começo quando eu li o título do post eu não entendi nada, mas aí li a sua explicação kk. Adorei sua ideia de fazer resenha de livros abandonados, nunca tinha visto. mas 3 estrelas tá ótimo pra um livro abandonado, não?

    qual era oúnico livro nacional que vc conhecia? o Minha Vida Fora de Série mesmo?

    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah, a ideia inicial era essa mesma ahah.
      Obrigado, então, é complicado, eu só abandonei o livro porque a narrativa é bem arrastada, mas a proposta do autor e o livro em si é muito bom! Se eu tivesse conseguido superar uma parte - bem longo - eu acho que eu daria 5 estrelas.
      Daquela lista que você tinha feito era esse mesmo!
      ahah

      Beijos.

      Excluir
  4. Boa Resenha do Stephen King ! Sou fã dele vey ! Parabéns para você !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você comentou na resenha errada hahaa, mas sem problemas :)

      Muito obrigado :D

      Abraços.

      Excluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...